JUSTIFICATIVA
O progresso, apesar das suas vantagens, também tem seus inconvenientes. O asfaltamento e a cobertura do solo podem significar menos poeira e mais habitação. Porém, ao modificar a natureza há outras conseqüências, como a interrupção da drenagem da água pelo solo, em decorrência das impermeabilizações.
Este Projeto de Lei, baseado numa experiência
Aqui se versa sobre a possibilidade de novas edificações (residenciais, comerciais ou industriais), igual ou superior a
Esta água pluvial captada pode ser uma hora depois da chuva, despejada na rede pública ou infiltrada no solo. Entretanto, tendo em vista o problema do desperdício de água tratada e a finitude dos recursos naturais, esta água pluvial pode ser utilizada para fins não-potáveis, como lavagem de carros, uso de descargas, incêndios, molhar jardins e, se houver um bom planejamento, até mesmo para irrigação.
Cabe lembrar que, Sorocaba está crescendo num ritmo muito grande e que freqüentemente testemunhamos enchentes nas nossas vias públicas mais baixas.
Portanto, lança-se a discussão, desta forma, sobre a importância de políticas neste sentido, para que busquemos soluções com relação aos problemas de águas pluviais.
S/S., 06 de fevereiro de 2003.
FRANCISCO MOKO YABIKU
Vereador.